Postagens mais visitadas

8 de out. de 2016

GABARITO - HISTÓRIA - 2º ANO - AP3

AP3 – 2º ano – história

1 - Gab: D
2 - Gab: A

03 - Gab: C

4 - Gab: C

5 - Gab: B
6- Gab: C
7 - Gab:
       Interesses econômicos: busca de matérias-primas estratégicas e de mercados consumidores, no processo de formação do capitalismo monopolista ligado à Segunda Revolução Industrial. Argumentos político-ideológicos: o neocolonialismo como uma forma de neutralizar as tensões sociais nos países industrializados, a afirmação das grandes potências em nível mundial e a alegada missão civilizadora do homem branco (“Fardo do Homem Branco”).

8 - Gab:
–      Formação de alianças entre países motivadas por rivalidades políticas e para garantia de interesses econômicos (Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia. Tríplice Aliança: Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha);
–      Luta pela posse de colônias, o domínio das fontes de matérias-primas e de mercados definem o jogo político no século XIX;
–      Conflitos envolvendo as novas potências que se formaram ao longo do século XIX (Alemanha e Itália) e as disputas pelos territórios coloniais na África e na Ásia.
–      Crescimento dos nacionalismos, que levou à Primeira Guerra Mundial;
9 -  Gabarito:
O ludismo foi um movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial. As reclamações contra as máquinas e a sua substituição em relação à mão de obra humana, já eram normais. Mas foi em 1811, na Inglaterra, que o movimento operário estourou, ganhando uma dimensão significativa.

10 – Diferencie:
Holdings
Trustes
Carteis
 empresa que detém a posse majoritária de ações de outras empresas, ger. denominadas subsidiárias, centralizando o controle sobre elas [De modo geral a holding não produz bens e serviços, destinando-se apenas ao controle de suas subsidiárias.]
Truste é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir trustetambém como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.
Os cartéis, por sua vez, são uniões secretas ou não oficialmente divulgadas entre empresas concorrentes para ajustar o preço de suas mercadorias de modo a manter o interesse e evitar a perda de lucros em razão da disputa de mercado. Trata-se de uma prática considerada ilegal no contexto legislativo de praticamente todos os países existentes, embora seja amplamente praticada.







Nenhum comentário: