Postagens mais visitadas

15 de jun. de 2016

GABARITO - 2º ANO -AP2 - SOCIOLOGIA

Ap2 -  - sociologia -  2º ano

1 - O que significa dizer que a “vida em sociedade a nós se impõe”? Que relações podemos estabelecer entre essa ideia e a instituição familiar?
Gabarito: A sociedade assim como suas regras, valores, papéis sociais têm uma existência independente e exterior ao indivíduo. No entanto, para nos constituirmos como indivíduos, necessitamos da convivência com o outro e assim somos obrigados a compartilhar e a incorporar o que já foi socialmente construído pelas gerações passadas. A família tem uma importante função na interiorização desse conjunto de regras, valores e instituições que já estão presentes na sociedade, desde que nascemos.

2 –  Organização social é o conjunto de relações entre membros de um grupo, entre grupos ou entre pessoas e grupos. Uma sociedade não tem condições de sobreviver se não apresentar uma certa organização e relacionamento entre seus membros. Quais são as principais características das instituições sociais ?
Gabarito: Exterioridade, objetividade, coercitividade, autoridade moral, historicidade.

3 – Por que a Religião é uma instituição sem paralelo, segundo Ruth Benedict?
Gabarito: porque não está relacionada a nenhuma necessidade material do homem, correspondendo a uma necessidade específica.

4 – A instituição familiar tem funções fundamentais na constituição dos indivíduos. Quais são essas funções?
Resposta: desenvolver. Função sexual e reprodutiva, função econômica, função educacional.

5 – Gabarito: D
6 - Gabarito E
7 - Gabarito: C
8 - Gabarito: D
9- Gabarito: A

10 – Gabarito: B

Nenhum comentário: